headerphoto

Pesquisa afirma que bebida de cola provoca doença nos ossos das mulheres

Saúde

Uma pesquisa divulgada na revista científica American Journal of Clinical Nutrition afirma que mulheres que bebem regularmente refrigerantes à base da planta cola aumentam o risco de ter osteoporose. Segundo o estudo, apenas este tipo de bebida está ligado à baixa densidade mineral dos ossos em mulheres, independentemente da idade ou quantidade de cálcio consumida.

O trabalho, liderado por Katherine Tucker, da Universidade Tucks, de Boston, EUA, observou 2,5 mil pessoas, entre homens e mulheres. Os especialistas estudaram a dieta deles e a densidade óssea de cada um nas regiões da coluna e em três partes dos quadris - áreas mais afetadas pela doença.

Os homens bebiam mais refrigerantes do que as mulheres. Enquanto eles consumiam cinco à base de cola, por semana, as mulheres tomavam quatro. Apesar do maior consumo ser do sexo masculino, os pesquisadores não perceberam qualquer relação entre a osteoporose e os refrigerantes. Já nas mulheres, os especialistas notaram menor densidade nos ossos do quadril, mas não nos da coluna.

Segundo os estudiosos, o ácido fosfórico - usado na composição das bebidas à base de cola - pode ser o responsável pela ligação com a osteoporose. "Acreditamos que especialmente esse tipo de refrigerante, e doses diárias do mesmo, façam com que o ácido fosfórico crie uma acidez no sangue. O cálcio seria então retirado dos ossos para que o corpo voltasse a um equilíbrio. Mas esta visão é controversa", explicou Katherine Tucker.

Um porta-voz da Sociedade Nacional de Osteoporose da Grã-Bretanha disse que já conhecia informações sobre o impacto do ácido fosfórico para a saúde dos ossos. Porém, segundo ele, o mais interessante do estudo é que as mulheres voluntárias tinham uma boa ingestão de cálcio, mas, mesmo assim, foram afetadas, bebendo apenas quatro latas do refrigerante por semana.

A osteoporose, doença que afeta diretamente os ossos, é mais comum em mulheres que passaram da menopausa. A parte óssea do corpo fica fraca e quebra-se com maior facilidade.


Fonte: http://www.elnet.com.br/canais_interna.php?materia=902

Outras notícias:

Feed RSS RSS

O conteúdo do portal pode ser levado até você automaticamente, assim que é publicado. Para isso, basta utilizar um leitor de RSS, e colocar o endereço do nosso feed.

Para saber mais sobre essa tecnologia, veja nossa página sobre o assunto.

Boletim

Cadastre-se para receber nosso boletim semanal por email e se manter atualizado com o conteúdo do nosso portal.

Leia a nossa política de privacidade.

Envie seu estudo!

Você tem algum estudo que gostaria de ver publicado em nosso site? Entre em contato conosco para saber como.

Teremos o maior prazer em divulgar o seu estudo, e com isso disseminar ainda mais a palavra de Deus.

Em breve

Em breve teremos à disposição um chat para evangélicos, onde qualquer um poderá participar de várias salas de bate papo.

Um fórum para discussão de assuntos relacionados à palavra de Deus também está sendo planejado.